Italiano demais? Sinner é criticado por nacionalistas austríacos

BOLZANO, 7 NOV (ANSA) – Após ser acusado de ser “anti-italiano”, o tenista número 1 do mundo, Jannik Sinner, agora é alvo de críticas por ser “italiano demais”.   

O jovem de 24 anos é natural da província autônoma de Bolzano, única divisão administrativa da Itália onde os falantes de alemão são maioria e que pertenceu ao Império Austro-Húngaro até a Primeira Guerra Mundial.   

Isso faz com que Sinner tenha muitas vezes sua “italianidade” questionada, movimento que ganhou força após ele ter abdicado de defender o país na fase final da Copa Davis, espécie de Copa do Mundo do tênis, no fim de novembro.   

Questionado por uma emissora nesta semana se ela seria considerado mais italiano se tivesse nascido alguns quilômetros ao sul, o tenista respondeu que se sente “muito feliz” por ser natural “da Itália, e não da Áustria ou de qualquer outro lugar”, o que irritou nacionalistas austríacos de Bolzano, província também conhecida como Alto Ádige ou Tirol do Sul.   

“A própria Áustria que você ‘rejeitou’ se empenhou incansavelmente, ao longo de décadas difíceis, pelos direitos dos sul-tiroleses. É por isso que dói quando figuras proeminentes da nossa região, com palavras precipitadas, dão a impressão de que esse laço histórico perdeu o sentido”, escreveu Christoph Schmid, “comandante” dos Schutzen, associações inspiradas em antigas milícias do Tirol, em uma carta aberta a Sinner.   

“Quando te perguntarem no futuro sobre seu sentimento nacional, por favor, considere o peso das suas palavras. Fale livremente ? se assim o desejar ? sobre o seu pertencimento à Itália, mas faça-o com respeito por todos aqueles que se sentem sul-tiroleses ou pertencentes a outras minorias”, acrescentou Schmid.   

Segundo ele, as declarações de Sinner “são recebidas com satisfação por nacionalistas italianos”, porém suscitam “preocupação” nos sul-tiroleses porque “tocam em questões centrais, como língua, história e identidade”.   

O tenista, no entanto, parece não ter se abalado com as polêmicas sobre sua identidade nacional e segue se preparando para defender o título do ATP Finals. Sinner fez nesta sexta-feira (7) um treino com seu amigo e maior rival, o espanhol Carlos Alcaraz, na quadra do torneio em Turim, com direito a sessão de autógrafos e gritos calorosos de torcedores italianos presentes. (ANSA).