SÃO PAULO, 11 SET (ANSA) – O deputado italiano Angelo Bonelli, que informou à Polícia o paradeiro da deputada federal Carla Zambelli em Roma, celebrou nesta quinta-feira (11) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal por cinco crimes ligados a uma trama golpista.
“Bolsonaro condenado por tentativa de golpe! A direita vai gritar que houve complô da magistratura politizada, esquecendo que Marinha e Aeronáutica Militar, sob ordens de Bolsonaro, estavam prontas para subverter o voto popular. Vamos defender a legalidade e a democracia”, escreveu Bonelli no Instagram.
A publicação já recebeu dezenas de comentários de seguidores com bandeiras do Brasil e frases contra Bolsonaro.
Em julho passado, Bonelli já havia angariado a simpatia de brasileiros progressistas por ter indicado à Polícia da Itália o paradeiro de Zambelli, que fugiu para Roma após ter sido condenada pelo STF a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A deputada está presa na capital italiana e aguarda processo de extradição para o Brasil.
Bonelli é líder da Aliança Verdes e Esquerda (AVS), pequena coalizão progressista que faz oposição ao governo de direita da premiê Giorgia Meloni. (ANSA).