ROMA, 11 NOV (ANSA) – A italiana Alessia Piperno, jovem de 30 anos que estava detida no Irã, achou que seria transferida de prisão quando foi libertada na última quinta-feira (11), contou seu pai Alberto à ANSA.   

“A prisão de Evin era muito ruim, então ontem eu pensei que eles estavam me mudando para outra prisão. Mas eu não sabia para onde eles estavam me levando”, disse a garota, segundo seu pai.   

De acordo com Alberto, Piperno contou sobre os últimos momentos de detenção, confirmando que até o último momento ela não sabia que as autoridades iranianas a estavam libertando.   

“Ela estava quase feliz que a levariam para outra prisão”, acrescentou ele, lembrando que a jovem contou ao seu irmão David que, nos 45 dias em que ficou detida, os acompanhantes “mudavam com frequência e era difícil se comunicar com eles porque falavam outra língua”.   

Piperno foi libertada após um intenso trabalho diplomático. Sua prisão havia ocorrido no dia de seu aniversário, em 28 de setembro, e foi anunciada pelos familiares no início de outubro.   

Até o momento, o motivo da detenção da italiana é desconhecido.   

Porém, a prisão ocorreu ao mesmo tempo em que o Irã registrava intensos protestos por mais direitos das mulheres e após ela expressar apoio a todas.   

“Ela voltou pequena, dormia entre mim e minha mulher. Mas dormimos pouco porque fomos dormir muito tarde”, disse ele, visivelmente emocionado, em frente à entrada de sua papelaria em Roma.   

Alberto explicou ainda que “ela não foi tocada a nível físico, a nível emocional e psicológico foi pesado, mas não quero falar das suas histórias”. “Ela não sabia quando iria sair, se iria sair, ela se preocupava com a gente, com a família, ela tinha medo de que voltasse a mãe dela e eu não estivesse mais lá, não por ela porque ela sabia como ela era”, acrescentou.   

Segundo ele, Piperno “é uma menina forte”, e seu irmão David também está animado com seu retorno. “Foi incrível acordar com ela em casa, finalmente todos juntos novamente”.   

Questionado sobre se a jovem, que tem um blog de viagens, vai viajar novamente, o italiano respondeu que “ela vai ficar em casa por alguns meses”. (ANSA).