ROMA, 4 SET (ANSA) – Conforme havia prometido, a paratleta italiana Monica Contrafatto dedicou a medalha que conquistou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio neste sábado (4) ao povo do Afeganistão. A velocista conquistou o bronze na prova dos 100 metros na categoria T63.
“Eu quero dedicar a minha medalha ao país que me tirou algumas coisas, mas na realidade, me deu muito, o Afeganistão”, disse em entrevista à “RAI Sport” após receber sua medalha.
Contrafatto era militar do 1º Regimento Bersaglieri e foi enviada para um missão no Afeganistão em 2012. Durante um ataque em uma base italiana, ela ficou ferida após a explosão de uma bomba, tendo lesões na artéria femural, no intestino e em uma das mãos. Por conta da gravidade do incidente, a então militar precisou amputar a perna.
Além de Contrafatto, o pódio da prova foi todo italiano, com o ouro para Ambra Sabattini e Martina Caironi. O bronze é a segunda medalha paralímpica da italiana, que havia conquistado a terceira posição nos 100m da categoria T42 nos Jogos do Rio de Janeiro. (ANSA).