01/10/2018 - 16:02
MILÃO, 01 OUT (ANSA) – Foi concluída nesta segunda-feira (1º) a fusão entre a fabricante de óculos Luxottica, da Itália, e a produtora de lentes Essilor, da França, que cria o maior grupo do planeta no setor.
O conselho de administração da companhia francesa deu aval à entrada da holding Delfin, controladora do grupo italiano, em seu capital, e a empresa resultante da união passa a se chamar EssilorLuxottica.
A partir desta terça-feira (2), a companhia já será cotada na Bolsa de Paris com sua nova sigla: EL. A fusão, anunciada em 2017, cria um colosso de mais de 16 bilhões de euros em faturamento e 57 bilhões em valor de mercado, além de 140 mil funcionários em 150 países.
Ainda falta a autorização do órgão antitruste da Turquia, mas o parecer não é vinculante para a operação. A Delfin terá 38,3% da EssilorLuxottica, os funcionários-sócios, 4,9%, e os 56,8% restantes estarão no mercado.
Já o conselho de administração será dividido igualmente entre a parte italiana e a francesa, com Leonardo Del Vecchio, comandante da Delfin, como presidente, e Hubert Sagnieres, número um da Essilor, como vice, mas com os mesmos poderes.
A sede da EssilorLuxottica será em Paris, mas não está descartada a hipótese de também abrir capital em Milão. “Estamos no início de um novo capítulo de nossa história”, afirmou Del Vecchio. (ANSA)