Italiana ENI anuncia acordo para explorar gás de Vaca Muerta

MILÃO, 14 ABR (ANSA) – O grupo italiano ENI e a argentina YPF assinaram nesta segunda-feira (14) um memorando de entendimento para o desenvolvimento de um projeto de transporte, liquefação e exportação do gás natural extraído da bacia de Vaca Muerta, na Patagônia.   

O acordo foi anunciado após uma reunião em Milão entre o CEO da petroleira italiana, Claudio Descalzi, e o presidente e CEO da estatal argentina, Horacio Marín.   

A parceria, segundo comunicado, confirma o interesse da companhia não apenas em comprar o gás produzido pela YPF, principal operador em Vaca Muerta, mas também no desenvolvimento de unidades de transporte e liquefação.   

“Estamos extremamente felizes em assinar esse acordo com a ENI, que nos permitirá acelerar os prazos do projeto Argentina GNL. Estamos percebendo um notável interesse em nível global, tanto das principais empresas de produção quanto dos países”, declarou Marín.   

“A escolha da ENI como parceiro estratégico da YPF reflete a competência que desenvolvemos em projetos de GNL no Congo e em Moçambique e o reconhecimento de nossa liderança global na execução de projetos que utilizam essa tecnologia”, ressaltou Descalzi. (ANSA).