ROMA, 28 DEZ (ANSA) – Após passar as festividades do Natal em lockdown, a Itália voltou para a faixa laranja da pandemia de Covid-19 nesta segunda-feira (28), em um alívio de restrições que segue até o dia 30 de dezembro, quando a zona vermelha volta a vigorar.
A faixa laranja é a segunda mais restritiva e continua proibindo o deslocamento entre regiões e intermunicipais, liberado em casos bastante específicos, mas permite que os italianos saiam de casa sem precisar justificar o motivo.
Entre 24 e 27, por exemplo, só se poderia sair por necessidade – saúde, trabalho ou urgência – ou uma única vez no dia para a prática de exercícios físicos individuais.
Já os bares e restaurantes podem servir através de entregas e retiradas e o comércio não essencial é reaberto seguindo protocolos sanitários rígidos. O toque de recolher entre 22h e 5h está mantido.
A decisão por fazer esse tipo de medida, alterando entre vermelho e laranja, em todo o território é uma forma que o governo italiano fez para evitar regras diferentes entre as regiões, o que poderia causar uma situação caótica em um momento em que a segunda onda da pandemia de coronavírus Sars-CoV-2 começa a arrefecer.
No atual esquema por faixas de risco, implantado em 3 de novembro, as regiões são avaliadas de maneira independente, de acordo com a quantidade de casos e a estrutura hospitalar.
De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, a Itália contabiliza mais de dois milhões de casos de Covid-19 desde o fim de fevereiro e tem quase 72 mil mortes. (ANSA).