ROMA, 13 NOV (ANSA) – Em um jogo dramático em Chisinau, a Itália venceu nesta quinta-feira (13) a Moldávia por 2 a 0 e adiou a classificação direta da Noruega para a Copa do Mundo de 2026. Os dois países vão se enfrentar no próximo domingo (16), mas a Azzurra precisará de milagre para evitar a repescagem.
A Itália dominou a primeira etapa em Chisinau, mas apesar dos mais de 10 chutes a gol, nenhuma tentativa balançou as redes defendidas pelo goleiro Andrii Kozhukhar. Sem muita criatividade no setor ofensivo, os anfitriões exploraram sem sucesso os lados do campo e as bolas áreas.
O treinador Gennaro Gattuso não promoveu mudanças no intervalo e a Azzurra continuou jogando sem muitas ideias, praticamente não dando trabalho para o goleiro adversário.
Apesar das entradas de Matteo Politano, Mateo Retegui e Francesco Pio Esposito para dar mais energia no ataque italiano, a tetracampeã do mundo continuou encontrando dificuldades para furar o muro defensivo dos moldávios.
A situação da Azzurra só foi ficar mais confortável nos últimos 10 minutos, quando Gianluca Mancini aproveitou o cruzamento de Federico Dimarco para anotar o primeiro dos italianos. Poucos minutos mais tarde, Esposito marcou o segundo e lacrou o caixão da Moldávia.
Faltando apenas uma rodada para o fim das eliminatórias da Europa para o Mundial de 2026, a Itália chegou aos 18 pontos, três atrás da Noruega, que derrotou a Estônia por 4 a 1. No entanto, os escandinavos possuem 17 de diferença no saldo de gols e está virtualmente garantida no megaevento da Fifa.
A Azzurra desafiará a Noruega no próximo domingo (16), mas com chances completamente remotas de garantir a vaga direta para a Copa do Mundo. Com isso, os italianos precisarão disputar a repescagem. (ANSA).