A Itália se tornou a segunda semifinalista da Eurocopa ao vencer a Bélgica por 2 a 1 nesta sexta-feira, em Munique (Alemanha), em partida pelas quartas de final da competição.

Os gols italianos foram marcados por Barella (no minuto 31) e Insigne (44), enquanto Lukaku descontou para os belgas em cobrança de pênalti (45+2).

Na luta pela vaga na final do torneio europeu, na próxima terça-feira (6) em Londres, a seleção italiana vai encarar a Espanha, que se classificou às semifinais ao superar a Suíça na disputa de pênaltis.

– Três brasileiros em campo –

Após serem eliminados nas quartas nas duas últimas edições da competição europeia de seleções, os italianos enfim conseguiram avançar de fase, graças a uma grande apresentação no estádio alemão.

A primeira etapa do duelo em Munique foi muito movimentado, com as duas equipes criando grandes oportunidades e dando muito trabalho aos goleiros, que fizeram boas defesas.

E depois de um gol anulado por impedimento de Bonnucci e Chiellini (12), a equipe italiana abriu o placar quando Vertonghen errou uma saída de bola e Verrati surgiu para roubar a bola. No lance seguinte ele tocou para Barella, que passou por dois marcadores antes de chutar cruzado com perfeição.

Os italianos seguiram pressionando e ampliaram com um golaço de Insigne, que avançou pela intermediária e mandou uma bomba da entrada da área, no canto esquerdo do goleiro Courtois.

No minuto seguinte veio um pênalti para os belgas, que nasceu em um empurrão de Di Lorenzo em Doku. Lukaku foi para a cobrança e bateu no canto esquerdo de Donnarumma, diminuindo para a Bélgica.

Na segunda tempo, o camisa 9 belga e atacante da Inter de Milão perdeu um gol incrível que poderia ter mudado os rumos do encontro, que terminou com os três brasileiros naturalizados italianos: o titular Jorginho, Emerson Palmieri e Rafel Tolóli, que entraram na etapa final.

Com este resultado, a Itália chegou a 13 vitórias consecutivas, mesma invencibilidade dos espanhóis, adversários das semifinais.

– Ficha técnica da partida pelas quartas de final da Eurocopa 2020:

Bélgica – Itália 1 – 2 (1-2)

Gols:

Bélgica: Lukaku (45+2, cobrança de pênalti)

Italia: Barella (31), Insigne (44)

Local: Arena de Munique, Munique (Alemanha)

Público: 14.000 espectadores

Árbitro: Slavko Vincic (ESL)

Cartões amarelos:

Bélgica: Tielemans (21)

Itália: Verratti (20), Berardi (90)

Equipes:

Bélgica: Courtois – Alderweireld, Vermaelen, Vertonghen (cap) – Meunier (Chadli 70, Praet 74), Witsel, Tielemans (Mertens 69), T. Hazard – De Bruyne, Lukaku, Doku. T: Roberto Martinez

Itália: Donnarumma – Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini (cap), Spinazzola (Emerson 80) – Barella, Jorginho, Verratti (Cristante 74) – Chiesa (Tolói 90+1), Immobile (Belotti 75), Insigne (Berardi 79). T: Roberto Mancini

ama-bvo/bpa/lca