Itália vence a Espanha e conquista o tricampeonato consecutivo da Copa Davis

Mesmo desfalcada de dois top 10 (Jannik Sinner, segundo do mundo, e Lorenzo Musetti, oitavo), a Itália conquistou neste domingo, em Bolonha, um histórico tricampeonato consecutivo da Copa Davis. Matteo Berrettini, 56º, e Flavio Cobolli, 22º, conduziram a equipe na final contra a Espanha. Campeã em 2023 e 2024 em Málaga, a Itália é o primeiro país a conquistar três títulos seguidos desde os EUA, que venceram o torneio entre países de 1968 a 1972.

Na abertura do confronto, Berrettini não deu chances a Pablo Carreno Busta, 89º do ranking, e venceu por 2 a 0 (6/3 e 6/4) em 79 minutos. O italiano contou com uma ótima performance no serviço, disparando 13 aces e não cedendo break point. Foi a 11ª vitória seguida de Berrettini na Davis.

Na sequência, Cobolli conseguiu se recuperar de sete games perdidos dos oito iniciais contra Jaume Munar, 36º, para virar e vencer por 2 a 1 (1/6, 7/6 (7/5) e 7/5). Além de ser dominado no primeiro set, Cobolli perdeu o serviço logo na abertura do segundo, mas conseguiu devolver a quebra na sequência e entrar no jogo.

O italiano só conseguiu fechar o segundo set em sua sétima oportunidade e obteve a quebra crucial na terceira e decisiva parcial no 11º game. Cobolli teve um desempenho memorável diante de sua torcida nesta Davis. Ele salvou sete match points em seu triunfo contra o belga ZIzou Bergs, 43º do ranking, na semifinal.

A Espanha também jogou sem seus principais tenistas: Carlos Alcaraz, líder do ranking, e Alejandro Davidovich Fokina, 14º.