Itália testará app para verificação de idade nas redes sociais

BRUXELAS, 14 JUL (ANSA) – A Comissão Europeia informou nesta segunda-feira (14) que a Itália está entre os países escolhidos para participar de um projeto piloto de um aplicativo de verificação de idade para usuários de redes sociais.   

De acordo com Henna Virkkunen, vice-presidente da Comissão Europeia, o app, um dos pilares da carteira de identidade digital, prevista para entrar em vigor no final de 2026, também será testado na França, Espanha, Grécia e Dinamarca.   

O objetivo do aplicativo é verificar se um usuário tem mais de 18 anos sem a necessidade de revelar nenhuma informação pessoal adicional, respeitando a privacidade da pessoa. A ideia é que ninguém possa rastrear, visualizar ou reconstruir o conteúdo acessado por usuários individuais.   

“Garantir a segurança online de nossas crianças e jovens é de muita importância para a Comissão Europeia. As plataformas não têm desculpa para continuar colocando crianças em risco”, disse Virkkunen.   

Outras questões abordadas pelas diretrizes do projeto incluem cyberbullying, conteúdo nocivo e contato indesejado de estranhos. Além disso, as autoridades miram reduzir a exposição de menores a práticas que possam fomentar comportamentos viciantes e desativar recursos que promovam o uso excessivo de serviços online.   

“Um estudo apontou que impressionantes 48% das crianças já têm um perfil completo em redes sociais antes dos 10 anos de idade. Sete em cada 10 menores dinamarqueses declararam falsamente sua idade para acessar um serviço digital. Acredito que as crianças merecem uma infância digital segura, é hora de estabelecer limites”, disse Caroline Stage, ministra para Assuntos Digitais da Dinamarca. (ANSA).