Mundo

Itália terá eleições municipais em outubro


ROMA, 4 AGO (ANSA) – A Itália terá eleições municipais em mais de 1,1 mil cidades, incluindo a capital Roma, nos próximos dias 3 e 4 de outubro, com possibilidade de segundo turno nas votações para prefeito em 17 e 18 do mesmo mês.   

Inicialmente, as eleições estavam previstas para o primeiro semestre de 2021, mas acabaram adiadas devido à pandemia do novo coronavírus.   

Mesmo com a melhora da situação epidemiológica no país, o Ministério do Interior decidiu dividir a votação em dois dias para evitar aglomerações e estimular a participação do eleitorado.   

Até o momento, as datas dizem respeito apenas às regiões de estatuto ordinário, ou seja, excluem Friuli Veneza Giulia, Sardenha, Sicília, Vale de Aosta e Trentino-Alto Ádige, que têm condições especiais de autonomia, mas ainda devem marcar suas eleições para os mesmos dias.   

Pelo menos 1.162 das cerca de 8 mil cidades italianas irão às urnas, incluindo cinco capitais regionais (Bolonha, Milão, Nápoles, Roma e Turim) e 18 capitais de província, totalizando mais de 12 milhões de eleitores.   

O principal prêmio do pleito de outubro será a capital Roma, comandada desde 2016 pela prefeita Virginia Raggi, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e primeira mulher a governar a “cidade eterna” em sua história milenar.   

Apesar de ser contestada por não ter cumprido as promessas de resolver os problemas crônicos de Roma, como gestão do lixo e transporte público, Raggi deve ser uma candidata competitiva em uma corrida que se prefigura bastante disputada.   

Além da atual prefeita, outros três postulantes de peso aparecem com chances de chegar ao segundo turno: o ex-ministro da Economia Roberto Gualtieri, de centro-esquerda; o liberal Carlo Calenda, ex-ministro do Desenvolvimento Econômico; e o advogado Enrico Michetti, apoiado pela coalizão de direita. (ANSA).   

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Aprenda a fazer a deliciosa receita de feijoada da cantora Ivete Sangalo
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Receita fácil e rápida de pavê de amendoim para o fim de semana
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago