ROMA, 18 MAI (ANSA) – A Itália registrou nesta segunda-feira (18) 99 novas mortes provocadas pelo coronavírus Sars-CoV-2, elevando o total de óbitos no país para 32.007. Essa é a primeira vez desde 9 de março que o país registra menos de 100 mortes na pandemia em um único dia. Naquela data, a Defesa Civil havia anunciado 97 novos óbitos, em um dia que também marcou o anúncio da quarentena nacional imposta pelo primeiro-ministro Giuseppe Conte.   

De acordo com o balanço desta segunda-feira, o país também registrou mais 451 novos casos, menor número desde 2 de março, quando o aumento foi de 342 contágios. A Itália contabiliza 225.886 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.   

Já o número de curados chegou a 127.326, aumento de 2.150 em relação ao último domingo (17), enquanto a cifra de casos ainda ativos caiu pelo 22º dia seguido, para 66.553. Desse total, 749 pacientes continuam internados em UTIs.   

A Itália autorizou nesta segunda-feira a reabertura de restaurantes, salões de beleza, museus, praias e igrejas, no maior relaxamento nas medidas de isolamento desde o início da quarentena.   

Até então, as flexibilizações anteriores, como reabertura de livrarias e das indústrias de manufatura e construção civil, não provocaram um aumento nos casos, o que fez o governo acelerar o cronograma. (ANSA)