TOQUIO, 25 JUL (ANSA) – Pelo menos seis atletas italianos do boxe, saltos ornamentais e skate estão em quarentena na vila olímpica dos Jogos de Tóquio, no Japão, após um caso positivo do novo coronavírus.   

A decisão das autoridades sanitárias japonesas, que foi comunicada ao comitê organizador e ao Comitê Olímpico Nacional da Itália (Coni), é consequência de um “contato próximo” dos atletas com um jornalista italiano com Covid-19 durante o voo em 18 de julho.   

Além dos seis, cujas identidades não foram divulgadas, sete dirigentes também foram isolados. O grupo, no entanto, continua treinando e a situação não afetará a participação nas competições.   

O Coni foi informado nesta manhã que 13 pessoas da delegação italiana foram colocadas em quarentena, mas esclareceu que a medida “não impacta a participação nos Jogos”, tendo em vista “que a lei prevê que estes possam continuar a treinar e competir através da realização de um teste molecular seis horas antes da prova”.   

Segundo o comitê italiano, este procedimento foi iniciado imediatamente e todos estão trabalhando “ao mais alto nível para garantir aos atletas, infelizmente envolvidos neste desconforto, as melhores condições, incluindo psicológicas, para ultrapassarem este momento particular de dificuldade de forma rápida e sem o agravamento”.   

“Essa situação está sob controle e é isso que nos interessa. As coisas podem ser feitas, se você seguir os protocolos necessários pode seguir em frente e estou convicto que todos os nossos atletas o farão”, reforçou a subsecretária do Esporte, Valentina Vezzali. (ANSA)