ROMA, 21 SET (ANSA) – A equipe feminina da Itália derrotou neste domingo (21) os Estados Unidos, com duas vitórias a zero, e levantou o troféu da Billie Jean King Cup, pelo segundo ano seguido.
Elisabetta Cocciaretto e Jasmine Paolini venceram suas partidas de simples para ajudar a Itália a triunfar em Shenzhen, na China, e prolongaram a espera norte-americana por outro título após a conquista de 2017.
Na primeira partida, Cocciaretto, que ocupa a 91ª posição no ranking mundial, bateu a norte-americana Emma Navarro (18ª), com um duplo 6/4.
Já na segunda disputa, Jéssica Pegula (7ª), dos EUA, precisava derrotar Jasmine Paolini (8ª) para levar a decisão para a terceira e decisiva partida, em duplas, mas não conseguiu. A tenista italiana se deu melhor e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2.
Com a dupla vitória, a Itália conquistou seu segundo título consecutivo, elevando o total de triunfos do “Belpaese” para seis, e manteve a liderança no ranking por equipes da Federação Internacional de Tênis.
“É um triunfo histórico para o tênis italiano: hoje, em Shenzhen, nossas extraordinárias meninas venceram a Copa Billie Jean King pelo segundo ano consecutivo, escrevendo mais um capítulo inesquecível em nosso esporte”, celebrou Angelo Binaghi, presidente da Federação Italiana de Tênis e Padel (FITP). (ANSA).