Itália se posicionará sobre Rússia em Olimpíadas, diz ministro

ROMA, 13 FEV (ANSA) – O ministro do Esporte da Itália, Andrea Abodi, afirmou nesta segunda-feira (13) que participou de uma reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobre a presença de atletas russos nas Olimpíadas de 2024, em Paris.   

O mandatário ucraniano, que se reuniu na última sexta (10) por videoconferência com membros de 36 países, pediu para todos que se oponham claramente à admissão de russos e bielorrussos na próxima edição dos Jogos Olímpicos.   

“Participei, mas não intervi. Ouvi as posições de Zelensky e de alguns colegas presentes. É uma questão tão delicada que vai além do esporte. Espero que o esporte seja sempre um corredor de diálogo e que essa porta não se feche, mas é um assunto que tenho de discutir com a presidente do Conselho”, destacou Abodi em entrevista à ANSA.   

O italiano afirmou que Zelensky foi “coerente” e “linear” em suas oposições, além de destacar que Roma “vai tomar uma posição” em breve sobre o assunto.   

“Alguns assumiram uma posição aberta em relação à participação neutra de Rússia e Belarus, outros mostraram intransigência em relação à sua participação”, adiantou o ministro.   

Em virtude da invasão russa na Ucrânia, Moscou sofreu diversas sanções de federações esportivas internacionais, sendo excluída de torneios de inúmeras modalidades. A seleção da Rússia de futebol, por exemplo, não recebeu autorização para disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. (ANSA).