A Itália lamentou, nesta sexta-feira (03), o “tom inoportuno” da Rússia ao chamar de “russofóbicas” as críticas do jornal italiano La Stampa à ajuda enviada por este país para combater a pandemia de coronavírus.

O caso surgiu devido a dois artigos publicados pelo jornal italiano La Stampa, nos quais questionam se os russos não aproveitaram a ocasião de enviar ajuda para infiltrar agentes de inteligência dentro da equipe de saúde.

“A liberdade de expressão e o direito de criticar são valores fundamentais do nosso país, assim como o direito de resposta, todos dentro dos limites corretos em substância e forma”, diz a nota conjunta dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores da Itália.

“Aos verdadeiros patrocinadores da campanha russofóbica de La Stampa, que conhecemos muito bem, lembro-lhes um antigo ditado: ‘quem cava uma fossa para o próximo acaba nela primeiro'”, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, o general Igor Konashenkov, em comunicado divulgado pela embaixada russa.