ROMA, 11 NOV (ANSA) – O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, declarou nesta terça-feira (11) que o país está disposto a enviar carabineiros para treinar as forças de segurança palestinas, caso o atual cessar-fogo na Faixa de Gaza abra caminho para um processo de paz duradouro.
Durante a apresentação do calendário anual da corporação, em Roma, Crosetto ressaltou, no entanto, que esse treinamento não poderia ocorrer em território palestino, devido a preocupações com a segurança das tropas italianas.
Segundo o ministro italiano, “há um limite que não podemos ultrapassar, e esse limite diz respeito à segurança dos nossos carabineiros”.
“Estamos dispostos a disponibilizar nossos militares para treinar as futuras forças de segurança palestinas quando tudo isso terminar. Mas não o faremos em Gaza ou em Rafah, e sim em um local externo, que garanta a segurança dos nossos homens”, completou.
A proposta italiana se soma a iniciativas diplomáticas de países europeus e árabes que buscam estabelecer mecanismos de reconstrução e estabilização da Faixa de Gaza após meses de conflito. (ANSA).