(ANSA) – ROMA, DEC 1 – O Instituto Nacional de Estatística (Istat) revisou para baixo o resultado do produto interno bruto (PIB) da Itália no terceiro trimestre de 2020.   

Segundo relatório divulgado pela entidade nesta terça-feira (1º), a economia italiana cresceu 15,9% na comparação com os três meses anteriores, contra 16,1% da estimativa preliminar publicada em 30 de outubro.   

Ainda assim, o resultado está acima das expectativas do governo, que projetava uma expansão de 13%. No segundo trimestre, período que compreendeu o lockdown nacional contra a pandemia do novo coronavírus, o PIB havia despencado 12,8% na comparação com janeiro a março.   

De acordo com os novos dados, a economia da Itália registrou contração de 5% em relação ao terceiro trimestre de 2019, contra -4,7% da projeção de outubro passado. Já o resultado acumulado dos nove primeiros meses de 2020 oscilou de -8,2% para -8,3% no relatório de dezembro.   

O governo italiano projetava iniciar a retomada da economia no segundo semestre de 2020, mas, desde meados de outubro, foi forçado a impor novas medidas restritivas devido ao recrudescimento da pandemia, como toque de recolher noturno em âmbito nacional e lockdown direcionado nas regiões com maior índice de contágio (ANSA).   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias