Itália retomará missão na fronteira entre Gaza e Egito

ROMA, 10 OUT (ANSA) – O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, confirmou nesta sexta-feira (10) a retomada da missão italiana na passagem de Rafah, cidade mais ao sul da Faixa de Gaza.   

Os policiais italianos voltarão a atuar na Missão de Assistência Fronteiriça da União Europeia (EUBAM) na região, graças à reabertura da passagem, prevista no acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.   

“Em conformidade com o acordo, o ponto de passagem de Rafah será aberto em duas direções alternadas, tanto para o Egito quanto para Gaza, a partir de 14 de outubro”, declarou Crosetto.   

O ministro acrescentou que as autoridades israelenses estão atualmente trabalhando “para restaurar a funcionalidade logística da infraestrutura da passagem o mais rápido possível”.   

“Aproximadamente 600 caminhões articulados transportando ajuda humanitária chegarão diariamente a Gaza por outras passagens. A travessia de pessoas não se limitará a casos médicos graves, mas será estendida a qualquer pessoa que desejar cruzar”, afirmou.   

A missão tem como objetivo fornecer uma presença adicional de tropas estrangeiras de segurança na fronteira entre Gaza e Egito. Rafah fica no extremo sul do enclave e abriga dezenas de milhares de refugiados palestinos, os quais não têm permissão para cruzar a fronteira egípcia. (ANSA).