ROMA, 6 AGO (ANSA) – A Itália enviou nesta quarta-feira (6) uma nova remessa de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza por meio do programa Food for Gaza. Segundo comunicado da Farnesina, 20 caminhões carregados com suprimentos adquiridos com recursos italianos, totalizando mais de 350 toneladas de farinha destinada à população civil do enclave, partiram da Jordânia. O próximo comboio de Roma está previsto para semana que vem.
A atual ajuda do governo da primeira-ministra Giorgia Meloni faz parte da verba aprovada na semana passada durante reunião presidida pelo vice-premiê e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani.
De acordo com a nota, a frota com alimentos cruzará a fronteira com a Cisjordânia amanhã, antes de seguir em direção à fronteira entre Israel e Gaza, na parte norte do enclave.
De modo paralelo, a Itália informou também que prosseguem os preparativos para a realização de lançamentos aéreos de outra campanha de ajuda humanitária, envolvendo diversos países, sendo a parte italiana coordenada pelo Ministério da Defesa. Neste caso, uma carga com mais de 100 toneladas de suprimentos partirá na quinta-feira (7) de Roma rumo à Jordânia, onde as autoridades ? em acordo com o governo israelense ? disponibilizaram corredores aéreos e identificaram áreas seguras para os lançamentos.
Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, cinco pessoas morreram de fome entre ontem e hoje, elevando o total de mortos por inanição e desnutrição para 193, incluindo 96 crianças.
Além disso, a pasta também atualizou nesta quarta o número total de palestinos que perderam a vida desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023, que chega a 61.158 falecidos.
(ANSA).