Itália reforçará controle em áreas de lazer e aeroportos

ROMA, 17 DEZ (ANSA) – O Ministério do Interior da Itália decidiu nesta quinta-feira (17) reforçar o controle em locais e áreas de diversão noturna, estações e aeroportos, na tentativa de evitar a propagação do novo coronavírus Sars-CoV-2.   

A decisão foi tomada durante reunião da Comissão de Ordem e Segurança Pública, presidida pela ministra do Interior, Luciana Lamorgese, para analisar as regras para o período das festas de Natal.   

As medidas de controle foram anunciadas para “a prevenção do risco de contágio e afetarão os espaços públicos e de entretenimento, bem como as áreas onde os jovens costumam se encontrar”.   

Devido a intensificação dos deslocamentos ao longo do fim de semana, “foram planejados serviços específicos nas rodoviárias para evitar aglomerações, nas estações ferroviárias, portuárias e aeroportuárias, bem como nos terminais de transportes públicos”.   

Além disso, a Comissão italiana reforçará as atividades de controle do território “também em relação aos crimes de rua, suscetível a aumentar em decorrência da maior circulação de pessoas e bens”.   

Durante o encontro com os líderes das forças policias e dos serviços de inteligência, também se destacou as medidas de prevenção ao terrorismo internacional, reiterando, como em todo o Natal, a necessidade de fortalecer os controles sobre alvos sensíveis.   

O plano de segurança ainda dá uma atenção especial às zonas periféricas e às zonas onde as referências aos fatores de risco são mais evidentes, com o objetivo de garantir uma ação mais incisiva de proteção. (ANSA)