ROMA, 25 FEV (ANSA) – O governo italiano anunciou nesta sexta-feira (25) que aumentou a vigilância nos portos e aeroportos do país, especialmente para os navios e aviões russos e ucranianos, para evitar “qualquer ação crítica”.   

A medida foi decidida pelo Ministério do Interior da Itália para garantir a segurança no território após a invasão de militares russos à Ucrânia.   

O alerta também “destaca a necessidade de prestar máxima atenção aos objetivos institucionais e econômicos vinculados aos dois países e monitorar tanto os movimentos de extrema-direita e de extrema-esquerda quanto a comunidade ucraniana”.   

De acordo com o governo italiano, as questões “podem dar origem a iniciativas improvisadas”. Em Roma, a prefeitura também decidiu aumentar os níveis de segurança em frente aos escritórios diplomáticos da Ucrânia e da Rússia. A polícia, os carabineiros e a guarda de finanças vão fiscalizar os edifícios institucionais, incluindo embaixadas.   

A Itália está reforçando sua segurança no momento em que os militares russos estão cada vez mais cercando a capital da Ucrânia, Kiev. No entanto, o presidência da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o país mantém o controle dos territórios que são atacados pelas forças russas.   

Atualmente, Zelensky está em Kiev, onde foi filmado vestido com traje militar. “Estamos aqui, estamos defendendo a Ucrânia”, disse. (ANSA)