ROMA, 1 OUT (ANSA) – O Senado da Itália aprovou nesta quarta-feira (1º), de modo definitivo, o projeto de lei que restabelece um feriado nacional em homenagem a São Francisco de Assis no dia 4 de outubro.
A proposta de autoria do deputado de centro-direita Maurizio Lupi já havia recebido o aval da Câmara na semana passada, de forma quase unânime, e agora foi chancelada de maneira simbólica pela Comissão de Constituição do Senado, sem necessidade de ir a plenário.
O feriado, no entanto, só começará a valer a partir de 2026, quando se celebra os 800 anos da morte do santo, já que a nova lei ainda precisa ser publicada pelo Diário Oficial.
A medida restabelece uma data comemorativa que vigorou até 1977, quando foi abolida pelo governo como parte de um amplo pacote de medidas de austeridade.
Inspirador do nome do falecido papa Francisco, São Francisco de Assis viveu entre o fim do século 12 e o início do século 13 e ficou conhecido por renunciar à riqueza e dedicar a vida aos pobres, tornando-se um dos santos mais populares da Igreja Católica.
Hoje ele é considerado o padroeiro dos animais, da ecologia e da própria Itália. “Com o objetivo de celebrar e promover os valores da paz, da fraternidade, da proteção do meio ambiente e da solidariedade, fica instituído o feriado nacional de São Francisco de Assis, a ser celebrado no dia 4 de outubro de cada ano”, diz o primeiro artigo do projeto de lei.
O país já contava com 11 feriados nacionais, sendo sete deles de natureza católica, além de feriados locais nos dias dos padroeiros de cada lugar. (ANSA).