BOLONHA, 14 FEV (ANSA) – O líder revolucionário latino-americano Che Guevara (1928-1967) será homenageado com uma exposição em Bolonha, Emilia-Romagna, norte da Itália, que promete destacar os principais acontecimentos de sua vida ligados à história do continente.
A mostra “Che Guevara tú y todos”, em cartaz no Museu Civil Arqueológico de Bolonha de 27 de março a 30 de junho, reunirá mais de 2 mil materiais inéditos do repertório fotográfico e documental do Centro de Estudos Che Guevara, em Havana, capital de Cuba.
O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de explorar momentos cruciais da vida do líder latino, sua humanidade, seus ideais e vínculos emocionais, além dos acontecimentos históricos e geopolíticos das décadas de 1950 e 1960.
O título da exposição em espanhol, “tú y todos”, foi retirado do verso de um poema que Che Guevara escreveu para sua esposa, Aleida March, na Bolívia, onde morreu. March, de 88 anos, contribuiu para a realização do evento na Itália.
Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como “Che Guevara”, nasceu na Argentina, mas tornou-se um nome fundamental na Revolução Cubana que derrubou o ditador Fulgencio Batista. Após deixar Havana, ele foi capturado e executado na Bolívia. (ANSA).