A Itália, ausente da última Copa, e a Espanha, decepcionante nas últimas duas grandes competições internacionais, iniciam neste sábado suas campanhas nas eliminatórias para a Eurocopa-2020 em busca de confiança.

Os italianos, sob o comando do técnico Roberto Mancini, querem mostrar contra a Finlândia, em Udine, que o baque de não ter conseguido se classificar para a Copa do Mundo da Rússia ficou no passado.

Terão que fazer isso sem Mario Balotelli, que “ainda não recuperou a forma ideal”, segundo o treinador italiano, apesar das boas atuações pelo Olympique de Marselha. Mancini preferiu chamar o veterano Fabio Quagliarella, 36 anos e 21 gols no Campeonato Italiano nesta temporada com a camisa da Sampdoria.

Para a Espanha, verdadeira máquina em eliminatórias há mais de uma década, o duelo contra a Noruega em Valencia é a oportunidade de deixar pra trás a catástrofe mundial: demissão do técnico Julen Lopetegui a poucos dias da estreia na Copa, eliminação nas oitavas de final diante da anfitriã Rússia, dois anos após a eliminação no mesma fase na Eurocopa.

É também o momento da Espanha reencontrar o promissor meia do Real Madrid Martin Odgaard, anunciado como futuro craque quando chegou ao clube merengue em 2015, quando tinha 17 anos. Decepcionante, o jogador foi emprestado a clubes holandês desde então.

O técnico Luis Enrique tentará reconstruir a equipe com alguns novos nomes, promovendo também a volta do lateral do PSG Juan Bernat. “Não é uma revolução, é uma evolução”, declarou o treinador.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Já a Suíça fará sua estreia nas eliminatórias contra a Geórgia. Os suíços, que surpreenderam na Liga das Nações ao se classificarem ao quadrangular final da competição, tirando da disputa a favorita Bélgica, viram assim as expectativas cresceram sobre eles.

Programação dos jogos de sábado nas eliminatórias para a Euro-2020:

Grupo D

(11h00, em Tbilissi) Geórgia – Suíça

(14h00, em Gibraltar) Gibraltar – Irlanda

Grupo F

(14h00, em Solna) Suécia – Romênia

(em Ta’Qali) Malta – Ilhas Faroe

(16h45, em Valence) Espanha – Noruega

Grupo J

(16h45, em Vaduz) Liechtenstein – Grécia


(em Udine) Itália – Finlândia

(em Sarajevo) Bósnia – Armênia

bur-ama/pgr/am


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias