Itália promove campanha de culinária a patrimônio Unesco em NY

NOVA YORK, 29 JUN (ANSA) – O governo da Itália realizou uma campanha de promoção da candidatura da culinária do país a patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco na Times Square, em Nova York.   

Um telão no coração de Manhattan exibiu um vídeo exaltando as excelências agroalimentares italianas e o fascínio exercido pela gastronomia do “Belpaese” em todo o mundo.   

“Nossa culinária é simples, mas não é fácil. Ela nos é presenteada pelo mar e pela terra e nos permite ter uma qualidade excepcional dos produtos”, disse o ministro da Agricultura da Itália, Francesco Lollobrigida, em um jantar de gala no Gotham Hall, em Nova York, para apoiar a candidatura.   

“A culinária italiana é um dos maiores tesouros de nossa nação, não apenas pelos sabores, mas por seus valores, princípios, emoções e ética. A candidatura à Unesco busca dar voz a esses aspectos intangíveis de nossa cozinha”, reforçou Matteo Zoppas, presidente da agência de promoção de exportações Italian Trade Agency (ITA) e que também participou da iniciativa nos EUA.   

A decisão da Unesco é esperada para dezembro, durante reunião da entidade das Nações Unidas na Índia. A Itália já foi uma das patrocinadoras da candidatura da dieta mediterrânea, primeira prática alimentar reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade, em 2010.   

Até agora, no entanto, a Unesco nunca tombou a gastronomia de todo um país. (ANSA).