ROMA, 13 DEZ (ANSA) – O ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, anunciou nesta segunda-feira (13) que os países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) designaram a Itália para presidir a próxima reunião do conselho ministerial em 2022.
“Mais um marco para a Itália: em 2022 presidiremos o Conselho Ministerial da OCDE, orientando a reflexão das 38 maiores economias do mercado sobre os principais desafios globais e as linhas de ação mais adequadas para enfrentá-los”, escreveu o chanceler italiano no Twitter.
Di Maio ressaltou ainda que, “depois dos importantes resultados obtidos com a presidência do G20 e da parceria com o Reino Unido para a COP26, a Itália está consolidando seu papel de liderança no cenário internacional”.
“Passados 12 anos da última presidência, a Itália pega o bastão dos Estados Unidos, presidente do conselho ministerial da OCDE em 2021”, diz em nota a Farnesina, acrescentando que o governo do premiê Mario Draghi “expressa grande satisfação com este resultado, fruto do empenho da rede diplomática italiana”.
A reunião do Conselho Ministerial da OCDE é considerado o evento mais importante nas atividades anuais da organização, que normalmente reúne os ministros da Economia, Comércio e Relações Exteriores dos estados-membros para definir o futuro foco de sua atividade. Geralmente consiste em uma sessão de dois dias sobre um tema principal, tradicionalmente de natureza econômica e social, e termina com a adoção de uma declaração conjunta.
Neste ano, o encontro ocorreu sob a presidência dos EUA e foi dedicado ao tema “Valores compartilhados: construindo um futuro verde e inclusivo”. (ANSA)