Itália prende 6 por fraude para dar cidadania a brasileiros

NÁPOLES, 27 MAI (ANSA) – Seis pessoas foram presas nesta segunda-feira (27) na Itália por suposto envolvimento em um esquema de fraude para a obtenção de cidadania italiana por brasileiros.   

Falsos certificados de residência emitidos por funcionários da prefeitura de Villaricca, em Nápoles, teriam sido usados por personalidades conhecidas, como o apresentador da TV Record, Rodrigo Faro, e sua mulher, Vera Fiel; além do jogador de futebol Bruno Duarte, que atua no clube Farense, de Portugal.   

Mais jogadores e empresários brasileiros do ramo de jóias foram citados.   

Entre os presos estão quatro funcionários municipais. Eles serão investigados por associação criminosa, falsificação de documento público e corrupção. Na casa de um dos servidores foram encontrados 100 mil euros (R$ 561 mil) em dinheiro.   

Um homem e uma mulher brasileiros também foram presos. Os dois seriam proprietários de duas empresas intermediárias que coletavam pedidos para obter residência e cidadania.   

Segundo os investigadores do Ministério Público de Nápoles, a fraude envolveria trocas de dinheiro, presentes e até mesmo favores sexuais. Algumas dezenas de cidadanias teriam sido obtidas pelos meios fraudulentos.   

Até o momento, os citados não se manifestaram sobre o caso.   

(ANSA).