Itália pode enfrentar antigos algozes em repescagem para Copa

SÃO PAULO, 19 NOV (ANSA) – Sob risco de ficar de fora da Copa pela terceira vez consecutiva, a Itália disputará a repescagem das Eliminatórias da Europa em março de 2026 e pode ter pela frente um dos algozes de suas tentativas fracassadas de chegar ao Mundial.   

Até hoje, a Azzurra não participou de apenas três Copas: 1958, 2018 e 2022, quando acabou superada nas Eliminatórias por Irlanda do Norte, Suécia e Macedônia do Norte, respectivamente.   

E essas três seleções podem ser adversárias da Itália na repescagem de março, além da Romênia.   

O sorteio será realizado nesta quinta-feira (20), às 9h (horário de Brasília), e os tetracampeões mundiais estarão no pote 1, ao lado de Dinamarca, Turquia e Ucrânia. As seleções dessa lista enfrentarão nas semifinais, em jogo único em casa, um time do pote 4: Irlanda do Norte, Macedônia do Norte, Romênia e Suécia.   

Já os times do pote 2 (Eslováquia, País de Gales, Polônia e República Tcheca) enfrentarão, também em casa e em partida única, uma equipe do pote 3 (Albânia, Bósnia-Herzegovina, Irlanda e Kosovo).   

Se passar da semifinal, a Itália duelará contra o vencedor de um dos confrontos entre os potes 2 e 3, também em jogo único, porém com mando de campo a ser definido por sorteio. Ao todo, a repescagem europeia dará quatro vagas para a Copa de 2026, e a Azzurra é a única campeã mundial ainda sem o passaporte carimbado.   

Também haverá uma repescagem mundial que definirá dois participantes, entre Iraque (Ásia), República Democrática do Congo (África), Nova Caledônia (Oceania), Bolívia (América do Sul), Suriname e Jamaica (Concacaf).   

Bolívia, Nova Caledônia, Jamaica e Suriname disputarão as semifinais em jogo único, e o vencedor de cada confronto enfrentará Congo ou Iraque (as duas seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa) na final. O sorteio também será realizado nesta quinta-feira, e os duelos serão feitos no México, sede da Copa ao lado de Canadá e Estados Unidos.   

Veja abaixo as 42 seleções já classificadas para o Mundial de 2026, a primeira edição com 48 participantes: América do Sul (6): Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.   

Europa (12): Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal e Suíça.   

África (9): África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia.   

Ásia (8): Arábia Saudita, Austrália, Catar, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão.   

América do Norte e Central (6, incluindo os 3 países-sede): Canadá, Curaçao, Estados Unidos, Haiti, México e Panamá.   

Oceania (1): Nova Zelândia. (ANSA).