ROMA, 28 JAN (ANSA) – Franco Menichelli, um dos maiores nomes da ginástica italiana e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964, morreu aos 84 anos, informou a Federação Italiana de Ginástica nesta quarta-feira (28).
Em nota, a entidade prestou homenagem ao atleta, apelidado de “anjo azul”, e manifestou condolências à esposa Gabriella e às filhas Cristiana e Francesca, destacando seu legado esportivo e humano para a ginástica do país.
Até o momento, a causa da morte não foi divulgada. O velório de Menichelli será realizado na manhã da próxima sexta-feira (30), às 11h30, na igreja da Via Beata Vergine del Carmelo, em Mostacciano. Já o funeral ocorrerá na capela de San Camillo.
Nascido em Roma, Menichelli entrou para a história ao conquistar o ouro no solo em Tóquio ’64, superando os então dominantes ginastas japoneses. Na mesma Olimpíada, ele também ganhou a medalha de prata nas argolas e o bronze nas barras.
Quatro anos antes, nos Jogos de Roma de 1960, o italiano já havia conquistado duas medalhas de bronze: uma no solo e outra histórica por equipes, ao lado de Giovanni Carminucci, Angelo Vicardi, Pasquale Carminucci, Gianfranco Marzolla e Orlando Polmonari.
Também ícone da modalidade, o campeão olímpico Jury Chechi lamentou a morte do ex-ginasta e o definiu como “uma lenda e um inovador elegante”. “É certamente uma grande tristeza porque estamos perdendo alguém que fez história na ginástica e muito mais”, afirmou ele à ANSA. (ANSA).