Itália pede trégua olímpica em Jogos de Inverno de Milão-Cortina

ROMA, 7 OUT (ANSA) – O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, pediu nesta terça-feira (7) uma “trégua olímpica” no mundo durante as Olimpíadas de Inverno de 2026, que serão sediadas em Milão e Cortina d’Ampezzo, em fevereiro.   

A mensagem chega no segundo aniversário do conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, que já custou as vidas de quase 70 mil pessoas desde 7 de outubro de 2023.   

“Precisamos ser paladinos da paz. Como disse o papa Leão XIV, jamais podemos abandonar a esperança da paz. Roma e Itália são cada vez mais uma encruzilhada de paz, desenvolvimento e crescimento”, afirmou Tajani em uma conferência com países da América Latina e do Caribe em Roma.   

“Neste sentido, em vista das Olimpíadas de Milão e Cortina, apresentamos às Nações Unidas uma proposta de trégua olímpica em todas as guerras, incluindo na Ucrânia e no Oriente Médio”, acrescentou.   

A ONU chegou a pedir um cessar-fogo global durante as Olimpíadas de 2024, em Paris, seguindo uma tradição lançada no início dos anos 1990, mas o apelo foi ignorado por todos os países em conflito.   

Os Jogos de Inverno serão realizados entre 6 e 22 de fevereiro de 2026. (ANSA).