Mundo

Itália pede a China relação econômica bilateral ‘mais justa’


ROMA, 17 MAI (ANSA) – O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, e seu homólogo chinês, Li Keqiang, debateram questões bilaterais durante um telefonema nesta segunda-feira (17) e o italiano cobrou “relações mais justas” entre as duas nações.   

“Draghi, em particular, destacou a exigência para reforçar e tornar mais justas as relações econômico-comerciais bilaterais.   

Nas conversas, foram destacados os instrumentos de diálogos já existentes, no âmbito dos quais o presidente [do Conselho dos Ministros] Draghi desejou que possam ser efetivamente enfrentadas temáticas nas quais ainda existem diferenças de opinião”, informou a sucinta nota do governo.   

O comunicado ainda ressalta que foram debatidas questões multilaterais entre China e União Europeia “com particular destaque ao combate da pandemia” de Covid-19, bem como a presidência italiana do G20 e da luta às mudanças climáticas, “também à luz da parceria italiana da COP26 com o Reino Unido e da presidência chinesa da COP15 sobre a biodiversidade”.   

Também em uma curta nota, Li divulgou que Pequim “está pronta para promover a cooperação com a Itália” em temas referentes ao comércio, investimentos, energia e mudanças climáticas. O texto ainda destaca que o governo chinês quer ajudar “trabalhando para o sucesso do ano do turismo e da cultura China-Itália e reforçando a cooperação dentro do G20”.   

As relações econômicas com a China vêm sendo alvo de muitos debates neste mês após a Comissão Europeia suspender, em 4 de maio, seus esforços para ratificar o acordo assinado no ano passado para investimentos chineses no bloco.   

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Muito da tensão entre as partes deve-se às constantes denúncias de violações de direitos humanos da minoria uigur em Xinjiang e a pressão norte-americana. (ANSA).   

Veja também
+ Sabrina Sato mostra corpo musculoso em clique na floresta
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago