Mundo

Itália organizará conferência sobre Líbia na Sicília

ROMA, 12 SET (ANSA) – O ministro das Relações Exteriores da Itália, Enzo Moavero Milanesi, anunciou nesta quarta-feira (12) que a conferência internacional sobre a Líbia, organizada pelo governo italiano, será realizada na primeira quinzena de novembro, na Sicília.   

Durante discurso às Comissões Estrangeiras da Câmara e do Senado, o ministro afirmou que a escolha da ilha no sul do país “simboliza uma mão estendida para além do Mediterrâneo”.Além da Sicília, o governo italiano cogitava Roma para sediar a reunião.   

Moavero ainda enfatizou que a administração do país europeu é apreciada por todos os interlocutores das nações do norte da África.   

Além disso, ele também indicou que seu país é contrário à posição francesa de realizar eleições na Líbia em 10 de dezembro e que esta decisão precisa ser tomada pelos líbios. A Líbia vive um cenário de instabilidade desde a queda do ditador Muammar Kadafi, em 2011, mas a situação voltou a se agravar nas últimas semanas, depois que uma milícia se levantou contra o governo de união nacional liderado pelo primeiro-ministro Fayez al-Sarraj, que é reconhecido pela comunidade internacional. A Itália tenta ser protagonista do processo de estabilização. (ANSA)