Itália ordena reforços em inspeções de estabelecimentos após incêndio na Suíça

ROMA, 19 JAN (ANSA) – O Ministério do Interior da Itália ordenou nesta segunda-feira (19) mais inspeções em estabelecimentos de entretenimento em todo o país, após o incêndio em um bar que matou 40 pessoas, incluindo seis adolescentes italianos, na estação de esqui suíça de Crans-Montana, na véspera de Ano Novo.   

O chefe da pasta Matteo Piantedosi enviou uma diretiva a todas às prefeituras para intensificar as fiscalizações em estabelecimentos públicos, a começar pelas normas de segurança contra incêndio.   

“A tragédia de Crans-Montana trouxe à tona a questão da segurança em estabelecimentos públicos e locais de entretenimento. Nosso sistema de segurança, como é sabido, baseia-se em regras e procedimentos muito rigorosos e comprovou-se altamente confiável ao longo do tempo, estabelecendo um padrão de referência até mesmo a nível internacional”, diz o documento.   

“No entanto, o que aconteceu na Suíça exige que todos os membros do nosso sistema de segurança, como medida de precaução, intensifiquem o monitoramento das atividades de entretenimento para garantir a segurança pública tanto dos trabalhadores quanto do público”, destacou o ministério no comunicado.   

Em Roma, a famosa casa noturna Piper Club foi interditada na semana passado após uma fiscalização revelar sérios problemas estruturais e de segurança.   

Na virada de Ano Novo, um incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana matou 40 pessoas e deixou 116 feridos. O estabelecimento não era inspecionado desde 2020. (ANSA).