Itália multa montadoras e bancos em quase 700 mi de euros

ROMA, 09 JAN (ANSA) – A Autoridade Garantidora da Concorrência e do Mercado, órgão antitruste do governo da Itália, aplicou nesta quarta-feira (9) multas que totalizam 678 milhões de euros (cerca de R$ 2,9 bilhões) contra montadoras de automóveis e instituições financeiras acusadas de formarem um cartel na venda de carros via financiamento.   

A punição atinge os grupos automotivos BMW, Daimler, Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Ford, General Motors, Renault, Toyota e Volkswagen, além de seus respectivos bancos.   

Também foram punidas as instituições financeiras Banca PSA Italia e Banque PSA Finance, ligadas ao grupo Peugeot-Citröen, Santander Consumer Bank e CA Consumer Finance, bem como a Associação Italiana de Crédito para Consumo e Imobiliário (Assofin) e a Associação Italiana de Leasing (Assilea).   

Segundo o órgão antitruste, entre 2003 e 2017 as empresas envolvidas agiram para “restringir a concorrência” e “alterar as dinâmicas de competição no mercado de venda de automóveis por meio de financiamentos concedidos por seus respectivos bancos cativos”.   

“Verificou-se a aplicação de um acordo único, complexo e contínuo relativo à troca de informações sensíveis sobre quantidades e preços, inclusive atuais e futuros”, diz a autarquia. (ANSA)