ROMA, 17 MAR (ANSA) – A Itália celebra nesta quarta-feira (17) os 160 anos de sua unificação, e o presidente da República, Sergio Mattarella, aproveitou a ocasião para afirmar que o país demonstrou espírito de “democracia e coesão” durante a pandemia de Covid-19.   

Em mensagem oficial, o chefe de Estado diz que o distanciamento imposto pelas medidas de restrição contra o novo coronavírus “aproximou” as pessoas e fortaleceu a consciência de “pertencer a uma comunidade capaz de se recuperar das adversidades”.   

“A Itália, atingida duramente pela emergência sanitária, demonstrou mais uma vez espírito de democracia, de união e de coesão”, declarou Mattarella.   

De acordo com o presidente, a festividade desta quarta exorta os italianos a um “compromisso comum para edificar um país mais unido e sólido, condição necessária para uma prosperidade renovada e um desenvolvimento igualitário e sustentável”.   

“As gerações que nos precederam, superando juntos os momentos mais difíceis, nos presentearam com um país livre, próspero e unido”, declarou. A Itália é um dos países mais atingidos no mundo pela pandemia do novo coronavírus, com quase 3,3 milhões de casos e 103 mil óbitos. (ANSA).