Itália marca audiência para decidir sobre extradição de Carla Zambelli

Carla Zambelli
Carla Zambelli Foto: Reprodução

O Tribunal de Apelação de Roma marcou para a próxima quarta-feira, 13, uma audiência para decidir sobre a extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL), presa na Itália desde o dia 29 de julho.

A informação foi enviada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na última sexta-feira, 8, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso da parlamentar bolsonarista.

“Informo a vossa excelência que a próxima audiência sobre o pedido de extradição da Sra. Carla Zambelli será realizada no dia 13 de agosto de 2025, às 11h, na IV Seção do Tribunal de Apelação de Roma”, declarou o Ministério da Justiça.

+ Carla Zambelli pede a influenciadores campanha contra ministro de Justiça da Itália

A audiência avaliará os fundamentos legais da extradição de Zambelli, com base na legislação e nos tratados internacionais acordados entre Itália e Brasil.

Recentemente, a defesa da bolsonaristas afirmou que pretende usar como argumento contra sua extradição o fato de que o processo está sob responsabilidade de Moraes, que recentemente foi alvo da Lei Magnitsky pelos Estados Unidos.

Zambelli fugiu do Brasil em maio, após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão por invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, em 2023. A deputada, que tem dupla cidadania, alega que pediu refugio ao país europeu e diz que é inocente e alvo de perseguição política.

Atualmente, ela está detida na penitenciária de Rebibbia, uma das principais do país, onde aguarda a definição sobre uma possível extradição.