Itália lidera ranking de expectativa de vida entre países da UE

PARIS, 11 DEZ (ANSA) – A Itália é o país com maior expectativa de vida na União Europeia, com 84,1 anos, informou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quinta-feira (11).   

“Em 2024, a expectativa de vida na Itália atingiu o recorde de 84,1 anos, a mais alta da União Europeia, empatada com a Suécia, superando em seis meses o nível pré-pandemia”, diz um relatório sobre os perfis de saúde dos Estados-membros do bloco.   

Segundo o documento, as doenças cardiovasculares e o câncer respondem por “mais da metade das mortes” na Itália, enquanto as principais causas individuais de óbitos “evitáveis” são tumor de pulmão, Covid-19 e cardiopatia isquêmica.   

“Apesar do rápido envelhecimento da população”, explica a OCDE, “os idosos italianos geralmente apresentam melhores indicadores de saúde do que a média da UE, embora ainda existam desafios, incluindo a hipertensão generalizada não diagnosticada ou não tratada e o aumento das taxas de tabagismo”.   

Itália e Suécia são seguidas no ranking de expectativa de vida por Espanha (84 anos), Luxemburgo (83,5) e Malta (83,3).   

Já Bulgária (75,9), Romênia (76,6) e Letônia (76,7) estão na outra ponta da classificação, enquanto a média da UE é de 81,7 anos.   

Quando considerada apenas a população masculina, a Itália (82 anos) fica atrás da Suécia (82,6); já entre as mulheres, o “Belpaese” também aparece em segundo lugar (86), porém atrás da Espanha (86,6). (ANSA).