Itália lidera produção de vinhos com 44 milhões de hectolitros

ROMA, 1 JUL (ANSA) – A Itália retomou a liderança mundial na produção de vinhos em 2024, com quase 44 milhões de hectolitros, oriundos do cultivo em uma superfície de 728 mil hectares. Além disso, entre os sete primeiros vinhedos globais, o italiano é o único em crescimento, tanto em variedade quanto em produção.   

As informações são da Agência de Desembolsos na Agricultura (Agea), que destacou a “riqueza do setor vitivinícola” do país com 528 reconhecimentos de Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), “o maior da Europa”.   

No caso dos vinhos DOP italianos, a produção supera os 20,9 milhões de hectolitros, enquanto os IGP têm produção de mais de 11,7 milhões de hectolitros.   

A Agea ainda lembra que a “Itália tem 75% da vinha nacional coberta por 80 cepas autóctones (uvas nativas), superando Portugal (40), França e Espanha (ambos com 15)”.   

A agência cita financiamentos da União Europeia no setor, atenção às exigências de mercado, uso de tecnologias e parceria entre diversos interlocutores como alguns motivos que levaram a Itália a reassumir o primeiro lugar no pódio mundial de produção em 2024 após a seca que dizimou muitos vinhedos no país no ano anterior. (ANSA).