SÃO PAULO, 17 JUL (ANSA) – A seleção italiana levou um susto nesta quinta-feira (17), na Arena Stozice, na Eslovênia, mas venceu a Ucrânia em partida válida pela última semana classificatória da Liga das Nações Masculina de Vôlei (VNL).
Com o ponteiro Alessandro Michieletto como principal destaque, a equipe comandada pelo técnico Ferdinando De Giorgi venceu os ucranianos por 3 sets a 2, com parciais 25/15, 25/20, 16/25, 23/25 e 15/10.
Em pouco mais de duas horas de partida, os italianos iniciaram o primeiro set com força total e não deram muitas chances para os ucranianos, fechando o placar em 25 a 15.
Já na segunda parcial, a Ucrânia voltou mais concentrada e deixou a partida mais equilibrada, mas a boa atuação de Michieletto colocou os italianos na frente, com seis pontos de vantagem, 18 a 12. Os ucranianos tentaram uma reação, mas perderam por 25 a 20.
No terceiro set, a equipe liderada pelo técnico argentino Raul Lozano entrou para o tudo ou nada, abriu sua maior vantagem na partida, 18 a 9, e venceu por 25 a 16 Na sequência, os ucranianos mantiveram a pressão contra os italianos e conseguiram levar a partida para o tie break, fechando o quarto set por 25 a 23. Os principais destaques foram Yanchuk e Tupchii.
Por fim, a seleção comandada por De Giorgi retomou a confiança e confirmou a vitória por 15 a 10, apesar do sufoco nos últimos sets.
Esta é oitava vitória da Itália no torneio, em 10 partidas disputadas, e mantém o país na segunda colocação da classificação geral, com 22 pontos, atrás apenas do Brasil (23), que volta às quadras na próxima sexta-feira (18), contra a Turquia, a partir das 7h20 (horário de Brasília).
Os próximos jogos da Azzurra serão contra a Eslovênia, no sábado (19), e Holanda, no domingo (20), quando a última etapa da classificação chega ao fim, com as oito primeiras seleções da tabela avançando para a fase final do torneio.
A seleção chinesa, por ser anfitriã das eliminatórias, já tem vaga garantida no mata-mata, que ocorrerá entre 30 de julho e 3 de agosto. (ANSA).