ROMA, 4 MAI (ANSA) – O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, anunciou nesta terça-feira (4) que seu governo lançará um certificado de viagens na segunda quinzena de maio para permitir a retomada do turismo.   

Draghi não deu detalhes sobre o projeto, mas o governo italiano discute desde abril a criação de um “passe verde” para permitir a entrada no país de turistas vacinados contra a Covid-19, que comprovem estar curados da doença ou que apresentem teste negativo.   

“Precisamos oferecer regras claras e simples para garantir que os turistas possam vir em segurança. A partir da segunda metade de junho, estará pronto o passe verde europeu. Enquanto isso, o governo italiano introduziu um passe verde nacional que entrará em vigor a partir da segunda metade de maio”, declarou Draghi em uma cúpula dos ministros do Turismo do G20, órgão presidido pela Itália em 2021.   

“O mundo quer viajar para a Itália, a pandemia nos obrigou a fechar, mas a Itália está pronta a dar novamente as boas-vindas ao mundo”, acrescentou o premiê.   

A Itália deve ser um dos países que vão testar neste mês o “passaporte sanitário” da União Europeia, previsto para entrar em vigor antes do verão no Hemisfério Norte.   

O documento proposto pela Comissão Europeia, poder Executivo do bloco, prevê a autorização de viagem apenas para turistas vacinados, curados ou testados para a Covid-19. (ANSA).