ROMA, 13 MAI (ANSA) – As autoridades sanitárias da Itália determinaram nesta quarta-feira (12) que todas as regiões do país poderão iniciar a vacinação contra a Covid-19 de cidadãos com mais de 40 anos de idade, a partir do próximo dia 17 de maio.   

A decisão foi tomada pela comissário extraordinário para a pandemia, Francesco Figliuolo, que enviou uma carta para todos os territórios italianos.   

“Para permitir um melhor planejamento, as regiões e as províncias autônomas têm o direito de iniciar as reservas a partir do próximo dia 17 de maio também para os cidadãos com mais de 40 anos ou nascidos em 1981”, diz um trecho do documento.   

O comissário ainda lembrou que é preciso continuar a vacinar até mesmo os italianos com faixas etárias mais avançadas. “Existe a necessidade absoluta de continuar a dar particular atenção às pessoas vulneráveis, aos grupos etários com mais de 60 anos, aos cidadãos com comorbidades, a ponto de garantir a cobertura máxima”, acrescentou.   

Algumas regiões italianas já haviam iniciado a movimentação para proteger a população com 40 anos, começando a pré-agendar a vacinação. Entre elas estão o Lazio, Vêneto e Basilicata.   

O anúncio de hoje foi feito no âmbito do acompanhamento do plano de vacinação, “que está registrando uma boa evolução a nível nacional”. (ANSA)