Tecnologia & Meio ambiente

Itália iniciará ‘campanha de vacinação sem precedentes’ contra a covid-19

Itália iniciará ‘campanha de vacinação sem precedentes’ contra a covid-19

Voluntários participam do teste da vacina contra a covid-19 da farmacêutica Moderna em Detroit, Michigan, Estados Unidos, em 5 de agosto de 2020 - AFP/Arquivos

A Itália iniciará no final de janeiro uma “campanha de vacinação sem precedentes” começando pelos grupos da população mais expostos à covid-19, anunciou neste sábado (21) o ministro italiano da Saúde, Roberto Speranza.

A campanha “ocorrerá até o final de janeiro, quando esperamos receber as primeiras doses destinadas às categorias mais expostas”, declarou o ministro no Congresso de Farmacêuticos italianos.

Esta “campanha de vacinação sem precedentes exigirá uma mobilização extraordinária de todas as forças presentes”, estimou.

Enquanto o movimento contra a vacinação conta com vários seguidores na Itália, o ministro lembrou que “as vacinas representam um grande passo adiante na história da humanidade”.

Na sexta-feira, o comitê técnico-científico, organismo público encarregado de assessorar o governo em sua política de combate à pandemia, lembrou que “a presença da agência italiana de medicamentos e das agências reguladoras internacionais nos dá garantias sobre a segurança das vacinas”.

Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos para o canal de televisão La7, divulgada na terça-feira, 16% dos italianos entrevistados afirmam que rejeitarão a vacina que estará disponível em 2021 e 42% espera para se vacinar medindo primeiro sua eficácia.

Apenas um terço deles respondeu se vacinará “sem dúvida alguma quando estiver disponível”. Além disso, 58% considera que não haverá doses suficientes para todos.

Itália, o primeiro país europeu duramente afetado pela primeira onda do coronavírus, registrou até agora ao menos 1,34 milhão de casos, dos quais mais de 48.000 morreram.

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Idoso morre após dormir ao volante e capotar veículo em Douradoquara; neto ficou ferido
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel