Itália inicia julgamento de ex-técnica da ginástica rítmica por maus-tratos

MONZA, 10 FEV (ANSA) – O julgamento da ex-técnica da seleção italiana de ginástica rítmica Emanuela Maccarani, acusada de maltratar um grupo de atletas, começou nesta terça-feira (10) em um tribunal de Monza, na região da Lombardia.   

As investigações tiveram início após denúncias feitas há três anos pelas ex-ginastas Nina Corradini e Anna Basta, bicampeã mundial, que afirmaram ter abandonado o esporte ainda na adolescência devido a abusos psicológicos cometidos pela ex-treinadora.   

Basta, que é parte civil no processo juntamente com Corradini e outras duas ginastas que também acusam Maccarani, deverá testemunhar na próxima audiência, marcada para 10 de junho.   

“O objetivo é mudar o método, para que não haja mais situações como a de Corradini, em que ela foi forçada a desistir do esporte”, disse a advogada da ex-ginasta, Vipsania Andreicich, a jornalistas no tribunal.   

Diversas italianas medalhistas olímpicas foram convocadas para depor contra Maccarani, incluindo a ex-capitã Elisa Santoni. Paralelamente, cinco atletas que treinaram com ela prestaram depoimento em sua defesa durante uma audiência preliminar realizada em setembro.   

Maccarani, que nega as acusações, afirmou a jornalistas que “não houve nenhum abuso”.   

A técnica, de 59 anos, levou a Itália ao topo de um esporte tradicionalmente dominado por países do antigo bloco soviético.   

No entanto, diversas ginastas relataram que eram pesadas de forma obsessiva umas diante das outras e que algumas chegavam a tomar laxantes. Uma campeã mundial afirmou ter sido repreendida por comer uma pera.   

Após o caso ganhar repercussão internacional, a Federação Italiana de Ginástica (FGI), sob a nova presidência de Andrea Facci, demitiu Maccarani, que era funcionária da entidade havia pelo menos três décadas. (ANSA).