ROMA, 25 SET (ANSA) – “Dogman”, do cineasta Matteo Garrone, será o candidato da Itália por uma vaga na categoria de “melhor filme estrangeiro” do Oscar. A informação foi divulgada nesta terça-feira (25).   

“Dogman” foi escolhido por uma comissão da Associação Nacional das Indústrias Cinematográficas Audiovisuais (Anica).   

O longa traz o ator Marcello Fonte interpretando um humilde funcionário do petshop “Dogman”, localizado na periferia de Roma. O homem se envolve em um crime e é dominado por um sentimento de vingança que o faz torturar, durante horas, um ex-boxeador que atormenta os moradores do seu bairro. O filme foi inspirado no caso que ficou famoso na Itália como “delitto del Canaro”, o homicídio do boxeador Giancarlo Ricci, em 1988, cometido por Pietro De Negri.   

O elenco é composto por Edoardo Pesce, Adamo Dionisi, Francesco Acquaroli e Aniello Arena. Já o diretor Matteo Garrone assinou “Gomorra”, em 2008.   

“Dogman” foi exibido em concurso no Festival de Cannes de 2018 e será apresentado em setembro no Toronto International Film Festival. O anúncio dos filmes selecionados ao Oscar ocorrerá em 22 de janeiro. Já a cerimônia de premiação está marcada para 24 de fevereiro de 2019, em Los Angeles.(ANSA)