Itália impõe código para influencers com multas de 250 mil euros

ROMA, 24 JUL (ANSA) – A Itália aprovou nesta quinta-feira (24) um código de conduta que precisará ser seguido por influenciadores digitais do país.   

As normas autorizadas por Massimiliano Capitanio, comissário da Autoridade Reguladora das Comunicações, se aplicarão a influencers “significativos”, ou seja, que possuem mais de 500 mil seguidores ou mais de um milhão de visualizações em seus conteúdos.   

“O objetivo é fornecer regras simples e diretamente aplicáveis aos criadores de conteúdo, a fim de proteger sua profissão e seus usuários. Esses profissionais são comparáveis a emissoras de TV e, portanto, têm total responsabilidade editorial”, disse Capitanio.   

Entre as regras que deverão ser seguidas pelos influenciadores nas redes sociais estão o compartilhamento de informações precisas e imparciais, respeito à dignidade humana, combate ao discurso de ódio, proteção de menores de idade e transparência nas comunicações comerciais.   

O descumprimento das regras do código de conduta italiano, de acordo com o órgão regulador, poderá acarretar em multas de 250 mil euros (R$ 1,6 milhão) até 600 mil euros (R$ 3,8 milhões).   

“Este é um passo crucial para estabelecer um novo equilíbrio entre a liberdade de expressão, os direitos dos usuários e as responsabilidades dos criadores digitais. Uma medida moderna e sensata que valoriza a profissão e protege os usuários”, avaliou. (ANSA).