ROMA, 25 AGO (ANSA) – O Coliseu e a sede do Ministério das Relações Exteriores da Itália foram iluminados em amarelo e azul, cores da bandeira ucraniana, em homenagem ao “Dia da Independência”, comemorado pelo país em guerra com a Rússia no último domingo (24).
“Hoje prestamos homenagem à força e à coragem do povo e do exército ucranianos, que por mais de três anos defenderam resolutamente sua independência, liberdade e identidade nacional”, afirmou o vice-premiê e chanceler da Itália, Antonio Tajani.
Segundo ele, seu país faz isso “iluminando a fachada da Farnesina com as cores da bandeira ucraniana, assim como o Coliseu, para demonstrar a proximidade do povo e das instituições italianas aos nossos amigos ucranianos”.
A informação também foi confirmada pelo ministro da Cultura, Alessandro Giuli, que reforçou que “este gesto simbólico se soma às muitas demonstrações de apoio concreto da Itália ao povo ucraniano, que há três anos se levanta para defender sua soberania e liberdade contra o agressor russo”.
“A Itália está ao lado da Ucrânia na defesa de sua identidade cultural e na reconstrução de seu patrimônio, devastado pela invasão. No aniversário de sua independência da Rússia, desejo reiterar, em nome do Ministério da Cultura, nosso apoio ao povo ucraniano”, concluiu.
Em fevereiro de 2023, diversos monumentos da Itália, incluindo o Coliseu e o Palazzo Senatorio, também foram iluminados com as cores da bandeira da Ucrânia, em sinal de proximidade e solidariedade ao país no aniversário do início do conflito.
(ANSA).