NÁPOLES, 1 DEZ (ANSA) – A pequena cidade de Orta di Atella, na província de Caserta, no sul da Itália, inaugurou uma imponente árvore de Natal com 12 mil toalhinhas de crochê, todas costuradas à mão.
Digna do Guinness World Records, também conhecido como livro dos recordes, a obra, concluída após cinco meses de trabalho, é resultado do esforço de 40 especialistas em crochês da Oficina do Santuário de San Salvatore da Horta, que iniciaram a produção das peças em julho passado.
Batizada de “Árvore da Paz”, a estrutura colorida possui 12 metros de altura e foi montada no centro da praça principal, em frente ao santuário da região no sul da Itália.
A iniciativa foi idealizada por Angelo Cervone, ministro da Ordem Franciscana Secular, que destacou o símbolo da força e da união comunitária.
“O trabalho em equipe necessário para criar esta árvore, toalhinha após toalhinha, é a prova de que, quando as pessoas se unem por um objetivo, tudo se torna possível. Por isso, quisemos dedicá-la à paz e ao diálogo, com um pensamento, da nossa pequena comunidade para os grandes do mundo”, afirmou Cervone à ANSA.
A inauguração ocorreu no domingo (30) à noite, em uma cerimônia iluminada que contou com a presença do bispo de Aversa, Angelo Spinillo. Para dar suporte ao enorme conjunto artesanal, foi construída uma estrutura personalizada, projetada pelo arquiteto Pasquale D’Ambrosio, que ? assim como outros profissionais e moradores da cidade ? contribuiu de forma voluntária.
A instalação permanecerá exposta durante todo o período de Natal e Ano Novo. Após as festividades, as toalhinhas terão um destino solidário. “Depois de desmontada, os enfeites serão usados para fazer cobertores para doar aos pobres e moradores de rua”, revelou Cervone. (ANSA).