MILÃO, 12 DEZ (ANSA) – A Polícia de Estado de Varese, com a coordenação do Serviço para o Combate do Extremismo e do Terrorismo Interno da Itália, fizeram uma ação contra membros de um grupo de ultradireita que atua no norte do país.   

Ao menos duas pessoas foram presas nesta terça-feira (12). A operação, que contou com a participação da Procuradoria de Busto Arsizio, está “no âmbito da operação para a reorganização do dissolvido partido fascista” e atinge expoentes do grupo “Do.Ra. Comunità Militante dei Dodici Raggi”.   

O movimento, fundado em 2012 na comuna de Caidate, na província de Varese, define-se como uma associação cultural apartidária e sem fins lucrativos em seu estatuto.   

No entanto, segundo nota divulgada pela Polícia, “ele é claramente inspirado nos princípios fascistas”. O símbolo adotado em sua bandeira “é evocativo das tradições religiosas dos antigos povos germânicos, mas também do misticismo nazista com inspiração ‘himmleriana'” – ou seja, com inspiração em um dos principais líderes militares do regime de Adolf Hitler, Heinrich Himmler.   

As investigações começaram no ano passado, quando o grupo foi até o Monte San Martino, em Duno, também na província de Varese, e fez uma manifestação comemorativa para os alemães mortos na região durante a Segunda Guerra Mundial. O local fica próximo ao monumento criado em homenagem aos italianos que lutaram contra o nazismo. (ANSA)